top of page

A Mente de Freud

Outro dia Noam Chomsky falava que Slavo Zizek e Lacan são pura pose. Nada mais correto! Toda a psicanálise é pura pose. Ele no entanto não entendia o porquê da popularidade.

É simples. Psicanálise se presta aos marketeiros dos EUA e Israel.

Qual o inimigo número um? O comunismo.

Qual o dois? O Islão.

Qual a melhor ideia para combatê-los? A liberdade.

A psicanálise é parte dessa propaganda. Na medida em que é através da arte e da liberdade de expressão que a pessoa progride, então de fato NY é a melhor cidade do mundo. A vida cultural de NY é a justificativa para a desigualdade social. No final das contas, os filmes de Woody Allen só são possíveis porque em NY se tem liberdade, e na esteira disso, psicanálise.

Mas nada disso é verdade. A vida cultural de Terã é tão boa quanto. Liberdade é um conceito que varia. Muita gente poderia dizer que Terã tem mais liberdade. Uma vez que o Islão tem cidadãos menos competitivos, isso pode ser visto como liberdade também . Se não tenho que competir, então sou verdadeiramente livre.

Como opor-se a essas ideias? É dizendo que há um caminho superior à solidariedade, superior à religião. É o caminho de quem se auto analisa.

Os comunistas pedem uma vida igualitária. É difícil arranjar argumento contra isso. Os marketeiros lá se esmeram. Chegam à ideia de popularizar a psicanálise ou pelo menos popularizar a ideia de que gente sofisticada faz isso aí. Porque é uma prática elitista, de gente que se acha mais interessante do que a massa. E aí, isso é a gênese de uma visão de mundo onde o privilégio já não soa mal. Repetindo, a intensa vida cultural de NY é a justificativa para a desigualdade social.

Poucas ideias na história humana justificaram tanto os privilégios. É similar a dizer que o mandatário tem autorização divina para mandar. Artista agora tem essa autorização! Quem faz psicanálise agora tem essa autorização!

Judeus estão no centro da psicanálise. Isso acaba contribuindo para o silêncio sobre a questão palestina. Como que alguém sensível como Walther Mathau ou Jack Lemmon vai ser capaz de matar crianças inocentes?

Quem mata é o exército israelense. Mas como ele está do lado de NY, então parece que pode mesmo oprimir os palestinos. São técnicas de marketing.

Como era Freud?

Uma vez Freud e um amigo foram a um museu. Eles pararam diante da Monalisa. O amigo de Freud começa a elogiar o quadro. Freud se sente um pouco desconfortável, ele que deveria ser o centro das atenções. Sugere mudar de quadro. O amigo insiste. Comenta alguma coisa. Freud fica vermelho. O amigo segue falando. Até que pergunta a Freud o que Da Vinci pintou ali. Freud responde: Pintou a mãe dele!

Freud era assim. Queria de qualquer maneira ser gente sofisticada, acima dos cidadãos comuns. A psicanálise surge para gente que precisa ser especial. Se não for não aguenta.

Tem que ser especial por seu gosto artístico ou sua melhor percepção do que lhe passa durante o sexo. Alguma justificativa há de haver para que eu tenha privilégios. Essa a essência desse processo.

Não mais o cidadão é julgado por sua honestidade, mas sim por sua vocação artística.

Poucas vezes na história foi assim.

Há uma autorização divina para que NY mande. O fato de que lá habita o centro cultural do mundo. Gente talentosa tem mesmo que ter privilégio. É assim que funciona.

Seria aceitável, se não culminasse no silêncio sobre as crianças mortas na Palestina.

Chomsky não percebeu direito o Soft Power envolvido na psicanálise. Isso vale várias divisões de um exército.

Quem tem tempo para pensar no que seu pai fez na sua infância com você? Lixeiros não. Mas gente de dinheiro sim. E aí tudo se fecha. O cara que tem dinheiro, tem porque pensa no pai, etc. O lixeiro morre de covid e ninguém fala nada, porque quem fez psicanálise merece mesmo mais atenção.

Freud foi um mestre de racionalizações para justificar seus desejos. Ele tinha desconforto quanto ao sexo porque não conseguia sem ser agressivo com a mulher. E aí veio com a ideia de que todos os artistas tem dificuldades sexuais.

O complexo de Édipo ele elaborou pouco antes de adormecer. Enquanto fantasiava sobre sua fama futura. Não tem nada de ciência ali!

Mas vende. Chomsky não entende. Vende porque interessa aos marketeiros de NY. Dá para vender qualquer coisa nesse mundo. Dizia Goebells repetindo bem vira verdade.

Dizer que o sexo é a razão da vida! Olha, poucas vezes na história! Acho que raramente ideias tão egoístas pegaram tanto!

Geralmente pede-se falar a verdade, ser solidário, evitar violências. Agora surgem uns tipos que dizem que a vida interessante justifica qualquer coisa!

O cara roubou. Tempos depois a polícia o interroga. Ele dá o nome da namorada. Ela é presa. Alguém pergunta: vc não se arrepende do que fez? O cara diz não. Porque eu amava tanto que foi o nome que me veio à cabeça. Então tudo em ordem. Sigo só meus sentimentos!

E gente de NY nem mais interessante é! Aí que se vê. Tudo marketing! Soft Power! Silêncio quanto aos crimes de guerra ocidentais. Cumplicidade em tudo que se faz de mal por aí!

Ah, missão divina! Esses palestinos são doentes porque pensam em missão divina! Não é assim que se vive! Em última análise, se esses árabes fizessem psicanálise não fariam terrorismo.

É natural que o pessoal de Wall Street seja mais rico. Eles fazem psicanálise e contribuem na produção de artistas como Woody Allen. Assim tudo está em ordem .

O fato de Woody Allen inconscientemente estar colaborando com os privilégios de Wall Street nem passa pela cabeça de seus admiradores.

Freud era obcecado pelo romantismo. Ele viu ali um elogio de gente com talento artístico e quis pertencer ao movimento de qualquer maneira. Por isso veio com a ideia da livre associação.

Você negligenciar a racionalidade era um dos lemas do movimento.Por isso Freud se dedica a achar um método de negligenciar o racionalismo. A pessoa não se conhece, ele diz, tem uns atos falhos por onde chego na verdade. Só que não há nenhuma ciência nisso.É só para estar de acordo com o roamantismo. A busca obsessiva de Freud por fama.

Honestidade deveria ser o guia da humanidade. E geralmente é. Deus não é seu pai projetado. Deus é uma intuição humana muito boa. Negar a honestidade, negar Deus, só mesmo se você acredita em psicanálise. Só mesmo se vc engole as táticas de marketing de NY!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um taxista e seu passageiro conversavam: Taxista- De onde o sr vem? Sou do Rio Grande! É mesmo? Eu também, sô da Paraíba. Boa terra! Aqui em sum paulo tem que ficar esperto Por que? Porque aqui só tem

All of us want tranquility. An inner peace. Because that´s when God comes. An energy that makes us feel as if everything was allright. Many or most of us have heard of God but fail to notice his prese

One of the most used arguments against socialism is that people who work harder won´t be rewarded for that. Actually, that´s true. However the great majority would put effort for themselves and for th

bottom of page