top of page

A piada de Galbraith

Eu gostava de ver John Kenneth Galbraith falando e e escrevendo. Uma das piadas dele foi que " essa pessoas poderosas, não são como a esquerda pensa, não são maus, são só estranhos, querem mais e mais dinheiro, não saciam nunca"

Pois é. Mas a doença deles os fez poderosos, e junto com isso, bem informados. O Galbraith tinha informação, mas nós não, e possivelmente ele nunca pode dizer uma parte do que sabia.

Quando teve a guerra do Vietnã, havia o efeito dominó. Cairia lá, depois o Camboja, a Índia, no final vinha o México e aí através da fronteira um contrabando de armas alimentaria os panteras negras, o que culminaria no fim da bonita vida cultural dos Estados Unidos.

Estudantes brasileiros acreditaram. A parte deles era derrubar os militares.

Outros hoje dizem que não, tem democracia, vai ser assim, a gente informa o povo, eles nos elegem e assim se muda.

Algum dia vai dar certo?

Eu penso sempre na sala do Bush. A sala dele é o seguinte. Ele fez um discurso numa sala não sei qual. E falou lá: estou falando pra os "haves" e os "have more". Todo mundo riu. Por que? Porque tá lá o coração deles como explicou o Galbraith acima.

Agora, nessa sala é que está aquele pessoal que a esquerda tenta entender (e eu também). Só que a gente não sabe. Fora essa piada, quais foram as outras? Era isso que eu queria saber.

Eu acho que sem saber essas piadas a gente honesta desse mundo não tem chance. Vai dar esmolas, vai contribuir com uma ong, e depois essa ong vem a ser dessa mesma gente, é tudo inócuo.

Talvez um pouco como no tempo dos faraós. O povo achava que eram deuses. Ou seja, as piadas da corte não vazariam nunca. Esses tempos estão de volta.

É o que penso. Não temos chance.

Suspeito que eles não sabem tudo. Até longe disso. Eles erram. Hoje tem a China. A Rússia surpreendeu e se reergueu. Israel achou que ia fazer um passeio, mas o Hezbolah está vivo. De modo que eles não sabem tudo, eles se preocupam, erram, não tem nada garantido.

Mas o que fazer? Manter-se mais íntegro que o torturador e dessa forma nossa felicidade não se abala? Não sei qual o estoico que inventou isso, mas francamente. Se agirmos com respeito eles não fazem o mesmo, no final a vitória é nossa?

Pra mim não vai dar certo.

Só se a gente souber as outras piadas do Bush lá.

E, deve ter cada coisa né?

Vocês lembram do Yeltsin? Ainda vive? Bebia bastante né? Mas teve um dia, se o leitor achar no youtube vale a pena. Tem várias pessoas em cena. O Bill Clinton é uma delas. Ele tem um ataque de riso incontrolável. Fica mais vermelho do que eu jamais fiquei. Dá pra ver na imagem até. Foi algo que o Yeltsin falou. O que foi?

São essas coisas. A minha teoria é essa. Porque, no final das contas, para ser honesto, eu também não sei as piadas em Pequim.

Temos gente honesta no mundo. Mas nem sabemos quais são. Aí é que está. Se pelo menos desse pra saber qual é o melhor lado, quem tem de verdade compaixão. Mas não sabemos.

E fica o impasse. Fazer esses movimentos no escuro é desespero. Por lógica, pode até dar certo, mas a chance...



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um taxista e seu passageiro conversavam: Taxista- De onde o sr vem? Sou do Rio Grande! É mesmo? Eu também, sô da Paraíba. Boa terra! Aqui em sum paulo tem que ficar esperto Por que? Porque aqui só tem

All of us want tranquility. An inner peace. Because that´s when God comes. An energy that makes us feel as if everything was allright. Many or most of us have heard of God but fail to notice his prese

One of the most used arguments against socialism is that people who work harder won´t be rewarded for that. Actually, that´s true. However the great majority would put effort for themselves and for th

bottom of page