A piada de Galbraith
Eu gostava de ver John Kenneth Galbraith falando e e escrevendo. Uma das piadas dele foi que " essa pessoas poderosas, não são como a esquerda pensa, não são maus, são só estranhos, querem mais e mais dinheiro, não saciam nunca"
Pois é. Mas a doença deles os fez poderosos, e junto com isso, bem informados. O Galbraith tinha informação, mas nós não, e possivelmente ele nunca pode dizer uma parte do que sabia.
Quando teve a guerra do Vietnã, havia o efeito dominó. Cairia lá, depois o Camboja, a Índia, no final vinha o México e aí através da fronteira um contrabando de armas alimentaria os panteras negras, o que culminaria no fim da bonita vida cultural dos Estados Unidos.
Estudantes brasileiros acreditaram. A parte deles era derrubar os militares.
Outros hoje dizem que não, tem democracia, vai ser assim, a gente informa o povo, eles nos elegem e assim se muda.
Algum dia vai dar certo?
Eu penso sempre na sala do Bush. A sala dele é o seguinte. Ele fez um discurso numa sala não sei qual. E falou lá: estou falando pra os "haves" e os "have more". Todo mundo riu. Por que? Porque tá lá o coração deles como explicou o Galbraith acima.
Agora, nessa sala é que está aquele pessoal que a esquerda tenta entender (e eu também). Só que a gente não sabe. Fora essa piada, quais foram as outras? Era isso que eu queria saber.
Eu acho que sem saber essas piadas a gente honesta desse mundo não tem chance. Vai dar esmolas, vai contribuir com uma ong, e depois essa ong vem a ser dessa mesma gente, é tudo inócuo.
Talvez um pouco como no tempo dos faraós. O povo achava que eram deuses. Ou seja, as piadas da corte não vazariam nunca. Esses tempos estão de volta.
É o que penso. Não temos chance.
Suspeito que eles não sabem tudo. Até longe disso. Eles erram. Hoje tem a China. A Rússia surpreendeu e se reergueu. Israel achou que ia fazer um passeio, mas o Hezbolah está vivo. De modo que eles não sabem tudo, eles se preocupam, erram, não tem nada garantido.
Mas o que fazer? Manter-se mais íntegro que o torturador e dessa forma nossa felicidade não se abala? Não sei qual o estoico que inventou isso, mas francamente. Se agirmos com respeito eles não fazem o mesmo, no final a vitória é nossa?
Pra mim não vai dar certo.
Só se a gente souber as outras piadas do Bush lá.
E, deve ter cada coisa né?
Vocês lembram do Yeltsin? Ainda vive? Bebia bastante né? Mas teve um dia, se o leitor achar no youtube vale a pena. Tem várias pessoas em cena. O Bill Clinton é uma delas. Ele tem um ataque de riso incontrolável. Fica mais vermelho do que eu jamais fiquei. Dá pra ver na imagem até. Foi algo que o Yeltsin falou. O que foi?
São essas coisas. A minha teoria é essa. Porque, no final das contas, para ser honesto, eu também não sei as piadas em Pequim.
Temos gente honesta no mundo. Mas nem sabemos quais são. Aí é que está. Se pelo menos desse pra saber qual é o melhor lado, quem tem de verdade compaixão. Mas não sabemos.
E fica o impasse. Fazer esses movimentos no escuro é desespero. Por lógica, pode até dar certo, mas a chance...