top of page

Epistemologia Asteca

No início da idade moderna alguns pensadores romperam com os dogmas religiosos, retomando atitudes racionalistas gregas e dando início à ciência atual.

Mais tarde, no século dezenove, alguns românticos se revoltaram, porque o racionalismo, diziam eles, não se aplica à vida. Ou seja, não serão raciocínios lógicos os melhores guias, mas sim as paixões. Ou talvez nem gostassem da palavra " guias" . Havia paixões e pronto.

Um pouco depois, Freud criou a psicanálise. É interessante que há as duas atitudes em Freud. Ele diz que o raciocínio lógico de seus pacientes não é confiável, ele os entende a partir de " atos falhos" e "sonhos" que lhe dão acesso à memórias reprimidas, essas sim fontes confiáveis. Ele confia mais na emoção do paciente do que em suas reflexões. Mas, ao mesmo tempo, Freud elabora uma teoria psicanalítica que é uma tentativa de explicar a vida de maneira racional.

Para mim, primeiro, concordo que é difícil ou impossível colocar a vida num gráfico cartesiano. Mas quando se diz que as emoções são mais confiáveis, já não vejo motivo. Como tudo no universo as emoções estão se modificando. Amanhã não vou sentir o que senti ontem. E , como já disse em outras oportunidades, não vejo porque o estado de consciência onde elaboramos nossas explicações racionais seja inferior às emoções ou aos sonhos.

Os Astecas surgem com uma solução.

As emoções são confiáveis, porém desde que produzidas por alguém em harmonia com Teotl.

O que é isso?

Teotl é Deus. Porém não um Deus antropomórfico. Ele está em tudo o tempo todo e não está inclinado a impor na terra um código moral. Acessa Teotl a pessoa equilibrada, que não pensa só em si mas também no próximo e no todo. Não é exatamente amor, é mais um equilíbrio, uma ausência de exageros que leva a Teotl. Não há palavras para descrever Teotl, é possível apenas senti-lo.

O critério Asteca é melhor do que possa parecer à primeira vista. Ele admite a ausência de dados e palavras para que se possa descrever nossa existência. É interessante esse ponto. Mas eles também dizem que a realidade última, a mais importante, por trás de tudo é atingível. Os Astecas diziam que é mais fácil entender o que está por trás do universo do que entender seu pai. Esse último é apenas parte de um sonho. A vida é um sonho. Mas de alguma maneira, por trás, há algo que se pode entender.

Mas os Astecas não achavam que perceber Teotl geraria apenas uma sensação. Não. As manifestações de Teotl são muitas. Ele está presente em toda a criação humana.

Os Astecas não diferenciavam a produção artística da produção intelectual. Uma música era conhecimento. Mas, veja-se bem, desde que o autor da música a tivesse composto num estado de equilíbrio.

Na minha opinião eles foram muito mais longe do que Freud.

São mais lúcidos.

A primeira objeção seria de alguém que falasse, olha , a matemática é um critério melhor. Veja nossa produção científica.

Mas os Astecas não estavam pensando em como fazer pontes. Eles queriam um modo de vida. É para isso que se dirigia seu pensamento.

Ah, mas Freud via agudamente.

Certo, mas inconsciente, Édipo, memórias reprimidas, são palavras onde não há palavras. Talvez o Asteca respondesse. E, creio eu, com razão.

Eles não fazem nenhum dos dois erros de Freud.

Primeiro, só se confia em emoções equilibradas.

Segundo, não se pode dar explicação científica para a vida.

Assim, não caem numa vida passional. Quem vive assim, está fadado a tristeza e também à uma vida não ética, frutos, poderia se dizer, de conhecimento não confiável, obtido por mentes desequilibradas.

E também não caem na ilusão de que podem mapear a vida.

Os paralelos dessa visão com o Taoísmo , a escola Vedanta e outros são óbvios. Tanto que se diz que os Astecas tem a famosa visão " não dual" da existência.

Vive-se Teotl o tempo todo. O perigo para o Asteca, não está em memórias reprimidas. A vida é perigosa, esse mundo é perigoso. Há que se tomar cuidado. Aí é que se sente Teotl.

Vão na contra mão do romantismo. É a prudência que importa. Não se pode nunca esquecer das outras pessoas.

E também na contra mão de visões ingenuamente positivistas.

Ao dizer que Teotl é perceptível, os Asteca fazem uma afirmação que vai desafiar a ciência ocidental ainda por muito tempo. Há de fato algo por trás que se percebe? Esse algo nos inspira?

Há muito tempo vi uma obra de arte Asteca que era uma cabeça humana metade de carne metade de ossos. Aquilo impacta e faz pensar.

Há que se ver diferentes lados. Admitir que duas posições contrárias às vezes são verdadeiras. ( desde que fruto de duas mentes equilibradas )

Certo. Sei de tudo que hoje se fala sobre transgressões, protestos, a beleza das paixões o elogio da vida passional, e por aí adiante. Com certeza esse pequeno artigo não agrada essa visão.

Mas que o critério epistemológico Asteca é melhor que o de Freud é.

Aguardem novos artigos.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um taxista e seu passageiro conversavam: Taxista- De onde o sr vem? Sou do Rio Grande! É mesmo? Eu também, sô da Paraíba. Boa terra! Aqui em sum paulo tem que ficar esperto Por que? Porque aqui só tem

All of us want tranquility. An inner peace. Because that´s when God comes. An energy that makes us feel as if everything was allright. Many or most of us have heard of God but fail to notice his prese

One of the most used arguments against socialism is that people who work harder won´t be rewarded for that. Actually, that´s true. However the great majority would put effort for themselves and for th

bottom of page