O poderoso chefão
Que é bom o filme todo mundo concorda. Agora , que inconsciente ele acessa?
Na minha adolescência me pegou de jeito. Como qualquer minoria eu gostava de ter privilégios. A massa ignara e eu mais refinado.
Eu me identificava com a inteligência e sensibilidade superior daqueles mafiosos, e com o fato de eles terem seus privilégios e saberem mantê-los. Driblavam bem o restante da população. No final das contas era criminosos e não mereciam o que tinham, mas no fundo eu achava que eu não era digno mesmo de privilégios, aquele cinismo coincidia com essa percepção.
Copolla fez a melhor defesa da elite já feita. Ver aqueles caras como heróis foi sensacional. Ele botou lá todos os crimes da elite e ainda fez os personagens simpáticos.
Esse é o inconsciente acessado. Esse desejo de boa parte da população de se manter mais rica, sem na verdade merecer nada.
A música , os atores, especialmente o John Cazzale, me hipnotizaram. Eles não tem moralidade superior, só a conta bancária e o espectador ainda torce para eles fecharem bons negócios.
A vida é uma injustiça infinita, um vale de lágrimas, mas admitido isso o banditismo é até justificado. Não tem justiça nesse mundo. Nem pensar. A justiça é um conceito abstrato em nossa mente, no mundo é ausente.
Ausente a justiça no mundo, posso fazer qualquer coisa em legítima defesa. Que é a grande justificativa, não?
Qualquer rico vai dizer isso. Exploro, mas o faço pelo futuro do meu filho. Esse mundo é cruel, eu um pouco menos, porque pelo menos penso na minha família.
Isso é o ponto alto, né? Aqueles italianos fazem um monte de crimes e o espectador engole que é legítima defesa.
O filme também se presta a questões sociais. A elite não é tão má, né?
A vida deles é interessante. Outro argumento fantástico.
Mas pelo menos mudei meu gosto. Ainda vejo quando repete na tv, mas agora tenho outros valores, e nem acho eles tão espertos agora.
Agora, como propaganda americana foi sensacional, né? Se os bandidos lá são assim, é porque de fato o país é melhor; um lugar onde basta você ser sonhador que dá tudo certo.
E todo aquele sentimento de ser uma ilha num mar de gente rude nos leva a torcer contra o partido comunista chinês.
Coppola pensou isso tudo?
Mas é verdade. Qual produção de hollywood não colabora com a imagem americana?