top of page

Participaria um estoico dos movimentos de esquerda atuais?

Que existe um conflito entre pobres e ricos já se sabe desde Gilgamesh.

Agora, as ideias de Marx os estoicos não conheciam.

Se alguém dissesse, uma sociedade onde os meios de produção fossem administrados por quem produz, seria uma sociedade mais justa. Você não se juntaria a um movimento para isso?

Acho que o estoico tinha um ponto de vista um pouco diferente do atual. Ele perguntaria se essa sociedade produziria melhores cidadãos. Não se seria mais justa, mas se teria membros mais justos. Seria a virtude de cada um que faria um mundo melhor.

Por exemplo, se alguém dissesse, um governo repressor vai fazer todos mais virtuosos. Se isso fosse provado, o estoico se dedicaria a essa causa.

Tanto que, lembremos, estavam mais para Esparta que para Atenas!

Mas creio que haveria uma convergência. Os atuais esquerdistas convenceriam o estoico que a sociedade construída teria melhores cidadãos.

A questão seria quantitativa. O quanto de fato todo mundo seria melhor. E o quanto de certeza teríamos disso.

Se fosse só para votar na esquerda, creio que votariam.

Agora, pensemos no movimento armado.

O estoico perguntaria: mas temos convicção assim grande nesse mundo melhor que vamos matar para isso?

É possível que ele achasse que não havia convicção suficiente. Certo, reduzindo as injustiças você reduz os ódios. Mas o homem é o homem. A raiva permanece. A inveja permanece. Você consegue prever tudo que vai acontecer nesse sistema? Será que não surgem novos problemas?

E outro raciocínio. A virtude era a coragem, não a audácia. E se eu caio prisioneiro? E aí ele divergiria dos modernos. Um cálculo simples. Não posso cair prisioneiro.

Porque o estoico prezava a própria paz. Matar não o deixaria em paz. O medo da tortura não o deixaria em paz. A paz dessa vitória é tão grande que isso tudo vale a pena ?

Você me sugere que em caso de vitória serei um herói. Isso não me interessa. Sendo herói não tenho mais paz. Vou ficar pensando na minha imagem para sempre. Isso não é paz.

E se você está nisso para ser herói, então não compartilhamos convicções.

Você me parece certo quanto a exploração. Isso deveria acabar. Mas você me pede demais.

Talvez fosse essa a resposta. Quem sabe?

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um taxista e seu passageiro conversavam: Taxista- De onde o sr vem? Sou do Rio Grande! É mesmo? Eu também, sô da Paraíba. Boa terra! Aqui em sum paulo tem que ficar esperto Por que? Porque aqui só tem

All of us want tranquility. An inner peace. Because that´s when God comes. An energy that makes us feel as if everything was allright. Many or most of us have heard of God but fail to notice his prese

One of the most used arguments against socialism is that people who work harder won´t be rewarded for that. Actually, that´s true. However the great majority would put effort for themselves and for th

bottom of page