top of page

Qual é o plano divino?

O Logos, deus estoico, organiza o universo e tem um plano que não conhecemos mas temos que obedecer, caso queiramos ser estoicos e felizes.

O Logos visa o que? Tudo vai terminar em fogo. É esse o plano? Ele vê beleza nisso?

Se perco meu dinheiro, e reajo, estou atrapalhando o plano divino, porque a ideia era que eu aceitasse os fatos passivamente? A perda do dinheiro foi vontade divina, ou vontade de um ser humano safado e desconectado do cosmos que resolveu me ferrar? Qual o critério para eu saber quando agir?

Basta eu pensar que estou de acordo com Deus? É tudo que ele quer? Mesmo que eu faça bobagem?

Seguir a natureza é só pensar? Refere-se à minha natureza racional, ou o universo, quando então eu aceitando tudo que me acontece estaria seguindo a natureza?

Dá no mesmo? Pensar e aceitar são sinônimos?

Se eu penso bem inevitavelmente colaboro com Deus em seu plano?

O que é Deus afinal? Se ele existe é porque é material, se ele é material tem forma,se tem forma ele é circular, quadrado, líquido , gasoso? O que é exatamente o pneuma? Fica isso claro?

Às vezes dá a impressão de que a vitória é inevitável, sabendo viver nada pode nos destruir, mas outras vezes há motivo para nos matarmos. Tem contradição aí?

Às vezes temos a impressão de que todas as nossas vontades estão sob nosso controle. Mas é retórica, ou de fato achavam isso? Não há uma contradição? Nunca tem momentos em que o fato acontece e reagimos antes de pensar?

De que forma o lekton existe? Se eu vejo uma formiga por exemplo, ela é material, vejo uma mais adiante, é material também, mas quando observo que uma e maior que a outra, isso é um dizível apenas, ou seja, não tem matéria. Mas se percebo algo, essa percepção não está na minha mente? Quero dizer, quando observo a diferença de tamanho, essa observação não é materialmente mensurável na minha mente?

Essas questões provavelmente tem respostas, mas minha tese é que inevitavelmente o estudante de estoicismo vai achar essas contradições. No entanto, não é preciso resolvê-las para praticar essa filosofia.

O estoicismo é para oficiais, não soldados.

Não tem instruções específicas, você tem que pensar.

É você o árbitro de quando agir e quando ser passivo.

Na minha opinião, coincide com o Jainismo por exemplo, quando talvez o único princípio da ação é não fazer o mal. Acaba se diferenciando desse pensamento e outros porque havia na Grécia um grande apreço pela lógica. E assim desde seus fundadores até o fim os estoicos vão fazer seus raciocínios. Muitas vezes se aventurando. O que penso é que está errado quem diz que o edifício estoico é impecável, retirando um tijolo cai tudo, ou quem diz que sem conhecer física estoica você não chega na ética.

Bobagem. Quantos estoicos entendiam de fato o pneuma?

A solução é mais abstrata. É uma atitude de não violência, temperada por um gosto por pensar, entender, planejar.

Mas não tem necessidade de grandes conclusões no investigar estoico. É tudo provisório.

A república de Zenão por exemplo. Acho que não levaram a sério, e não era mesmo para isso. Só que além daquilo, você pode ignorar muitas outras questões.

Sócrates era o maior exemplo e é anterior à física estoica.






5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um taxista e seu passageiro conversavam: Taxista- De onde o sr vem? Sou do Rio Grande! É mesmo? Eu também, sô da Paraíba. Boa terra! Aqui em sum paulo tem que ficar esperto Por que? Porque aqui só tem

All of us want tranquility. An inner peace. Because that´s when God comes. An energy that makes us feel as if everything was allright. Many or most of us have heard of God but fail to notice his prese

One of the most used arguments against socialism is that people who work harder won´t be rewarded for that. Actually, that´s true. However the great majority would put effort for themselves and for th

bottom of page