Telepatia
A invasão de privacidade é talvez o maior problema da esquizofrenia. E se manifesta de forma espetacular no famoso roubo de pensamento. Tem esquizofrênicos que acham que seus pensamentos são lidos. Será que é delírio mesmo?
Minha teoria, por incrível que pareça, é que eles tem razão.
Existe uma forma de se ler alguns pensamentos.
Se você pensar em termos de experiências extra corpóreas sim.
Considere que as almas viajam. Há lugares abstratos onde nossa alma vai e volta. Esses lugares tem características. Por exemplo, eu viajei para o mundo das ideias. Quando leio alguém que parece ter feito a mesma viagem percebo, e , talvez adivinhe alguma coisa a respeito desses escritores, ou pelo menos, parece que sei para onde eles viajam.
Aí que está.
Por que eu ficava sempre vermelho na adolescência?
Porque eu achava que iriam perceber minha bobeira. E eu não estava errado! Porque era possível intuir que eu viajava para lugares diferentes do restante da turma, era possível ver talvez sobretudo, que eu não conhecia lugares que eu deveria conhecer, e daí minha
bobeira. O lugar da gíria, o lugar dos grupos de rock, o lugar das festas, o lugar dos jovens namorados, o lugar das malandragens, o lugar das bebidas alcóolicas e outros, eu não conhecia,e eu não estava tão errado de vermelhar, porque era sim possível para a turma perceber essas coisas.
Como?
É porque o ser humano, inconscientemente, percebe pelas palavras e pelas expressões dos outros, os lugares abstratos frequentados pela mente.
Isso se torna dramático na esquizofrenia. A pessoa jura que o outro leu seu pensamento.
E pode ter lido mesmo. Porque a percepção vai além do diálogo simples. As pessoas percebem um pouco onde a outra alma frequenta.
A questão aqui é de grau. Alguma intuição todos tem. Mas a reclamação dos esquizofrênicos é que está demais, tão invadindo demais a mente deles. Minha tese
é que pode ser isso. Às vezes alguém fala uma coisa surpreendente porque percebe onde que estivemos viajando.
Por exemplo, o leitor já percebeu que eu faço raciocínios sobre experiências extra corpóreas e de repente podia comentar, se estivesse aqui comigo, sobre Huayascar e eu teria a impressão de meu pensamento ter sido lido.
O que todos diriam é que essa foi uma dedução natural. Mas o esquizofrênicos vão jurar que não. Que só a lógica não era suficiente para a dedução.
E está aí um grande drama humano. Porque pode ser sim que as deduções vão além da lógica. Pode ser que se possa frequentar os mesmos lugares e aí adivinhar mais do que deveríamos e a tese dos esquizofrênicos estaria comprovada.
Na minha adolescência, alguém poderia ter me dito, não tem como eles perceberem tua bobeira se você está só respondendo uma questão de biologia. Mas eu ia dizer que a minha sensação era de que tudo vazava mesmo. E a explicação que encontro é esse texto.
É uma possibilidade, e uma explicação do maior incômodo dos esquizofrênicos.
E não só isso. Explicaria muita gente que jura que existe telepatia. Não dá para adivinhar tudo porque a viajem não é para a mente do outro, mas sim, para o lugar que o outro frequenta. É uma adivinhação parcial.
E se for verdade?